TDAH e Galileu: é Ciência e não Imaginação!

Coral Springs, Florida (www.verajoffe.com)

Queridos leitores, foi com muita tristeza que li na Internet que há organizações em São Paulo, como aqui nos EUA, que ainda não reconhecem a Ciência e as evidências científicas advindas de estudos sobre o neurodesenvolvimento e transtornos psiquiátricos na infância e adolescência.

Tive a oportunidade de estar presente e testemunhar  um grande desenvolvimento científico da Psiquiatria e Neurologia infantil Brasileira ao ter dado conferências nos congressos da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) e Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e profissões afins (ABENEPI) nos últimos 10 anos. Professores e pesquisadores do Brasil são reconhecidos mundialmente na área de TDAH, Autismo, Transtorno Afetivo Bipolar, Ansiedade, Epilepsia, Cefaleia, entre outros.

Não existem mais dúvidas de que os tratamentos oferecidos por médicos e por psicologos à população devem ser baseados em evidências científicas e não em teorias não comprovadas pelo método empírico. Há cada vez mais evidência científica (incluindo estudos anatômicos, fisiológicos e de neuroimagem funcional) da existência do TDAH e da Dislexia do que muitas outras condições médicas em geral. É claro que ninguém  iria se submeter a uma operação do coração com um cirurgião que não acredita ou aplica seus conhecimentos baseado no método científico, mas em sua própria teoria, ou algo em que um grupo de pessoas ainda "acredita".

Por isso, Viva Galileu! A Terra não é plana, mas redonda. Não podemos voltar atrás, temos que caminhar no terreno pavimentado da Ciência. Vamos em frente apoiados nas evidências científicas e em nossa obrigação, como profissionais, de oferecer ao público intervencoes que têm comprovação de eficácia e benefício para o paciente. Esta é, sem dívida, a maior responsabilidade do profissional, acima de qualquer "teoria" ou "tradição de pensamento”.

Viva Galileu!

 
 
Vera Joffe, Ph.D.
Coral Springs, Florida
www.verajoffe.com

 

Back to top