Notícias do Cérebro

Notícias do Cérebro

Editorial

Olá Comunidade!

Após o sucesso do Congresso Aprender Criança 2014, que contou com  1.019 participantes de 121 cidades e 17 estados Brasileiros, além de 5 palestrantes internacionais e 28 nacionais, estamos de volta com a grata satisfação de lançar oficialmente na plataforma da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA a nossa CARTILHA DA INCLUSÃO ESCOLAR – Inclusão Baseada em Evidências Científicas, agora disponível para download gratuito pelo site da Comunidade e das 17 associações e grupos de estudo que deram sua chancela ao documento.

Leia mais

VqV, vamos que vamos participar do levantamento da inclusão em nosso país!

Terminou o Aprender Criança 2.014.

Se você esteve lá, conheceu a Cartilha de Inclusão Escolar “ao vivo” e agora já sabe que temos um instrumento real de 121 recomendações inclusivas para uso em sala de aula. Além disso, todas as escolas que se inscreverem no programa poderão fazer uso dessas recomendações, além de realizar um levantamento da real situação da sua instituição no que tange à inclusão. E isso pode ser feito por todos os membros da Comunidade, hoje mais de 5 mil profissionais de Saúde e Educação em todo o Brasil!!!

Leia mais

Vídeo Toda criança precisa de um Professor campeão!

A pedido de muitos participantes do Aprender 2014, vídeo de Rita Pierson apresentado no TED Talks intitulado “Toda criança precisa de um Professor campeão!”;
Clique em Leia mais para exibir o vídeo

Leia mais

Integração Sensorial e o Desenvolvimento Infantil

Nos anos 60, uma Terapeuta Ocupacional norte americana, Anna Jean Ayres desenvolveu a técnica de Integração Sensorial relacionando as sensações corporais, os mecanismos cerebrais e a aprendizagem.

Leia mais

Uma revisão das definições de Funções Executivas

Introdução

Função Executiva (FE) passou a ser um termo genérico utilizado para uma diversidade de processos cognitivos hipotéticos, incluindo planejamento, memória de trabalho, atenção, inibição, autocontrole, autorregularãoe de iniciação realizados por áreas pré-frontais dos lobos frontais.

Leia mais

Editorial

Olá Comunidade Aprender Criança!

Depois de um ano de muito trabalho com a quinta edição do Congresso Aprender Criança e lançamento da Cartilha da Inclusão Escolar, retomamos nossas atividades com o boletim Notícias do Cérebro, sempre trazendo novidades e muita informação em Neurociência da Educação.

Leia mais

  • Escrito por Equipe Glia Educacional: Carolina Queiroz Pinheiro, Camila Barros Soares, Gabriela Rezende, Milena Fernandes, Luiz Henrique Arroyo, Lívia de Freitas e Marco Antônio Arruda
  • Categoria Pai: Notícias do Cérebro
  • Categoria: Edição 38 - abril 2015

Conversando sobre a Dislexia

INTRODUÇÃO

Não é raro em salas de aulas numerosas como as do nosso país encontrar casos de alunos com dificuldade de leitura e escrita. Podemos observar também o nível crescente de repetência da primeira série do ensino fundamental, por não conseguirem se alfabetizar.

Leia mais

10 milhões de crianças!

No Brasil*, mais de 10 milhões de crianças e adolescentes têm seu futuro comprometido pelo desenvolvimento inadequado de suas habilidades cognitivas, limitando seu desempenho acadêmico, intelectual e social, perpetuando as condições de pobreza de sua família, de sua comunidade e de todo o país. Reduzir a pobreza é fundamental e prioritário, mas não pode ser a única ação. Onde mais atuar?

Leia mais

Editorial

Caros cidadãos da Comunidade Aprender Criança,

Editar o boletim Notícias do Cérebro é sempre uma grande satisfação! São vários e brilhantes colaboradores como a Profa. Valeriana Moura Ribeiro, o Dr. Mauro de Almeida, a equipe do Instituto Glia e tantos outros. Trata-se de um verdadeiro fórum, aberto a todos, para divulgação de seus trabalhos e ideias como é também agora a nossa rede social da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA, o brain4child que já conta com mais de 300 membros participantes e quatro grupos de discussão: Casa da Inclusão, Dislexia, Transtorno do Espectro Autista, Neurociência da Educação e o mais novo, O Cérebro e a Meditação. Participe você também, uma oportunidade gratuita de capacitação!

Leia mais

AVC pode acontecer em qualquer idade

O grupo de pesquisa Anormalidades Neurovasculares na Infância e Adolescência, UNICAMP/CNPq, motivado em conscientizar no Brasil o AVC na Infância e Adolescência, está se propondo a desenvolver ações efetivas e duradouras.

Leia mais

Apoio e estímulo de habilidades de Resiliência na criança e no adolescente

A Questão

A prosperidade futura de qualquer sociedade depende de um investimento contínuo no desenvolvimento saudável da próxima geração. A conexão bem documentada entre primeiras experiências adversas e uma ampla gama de problemas de custo, como menor rendimento escolar e as taxas mais elevadas de comportamento criminal e doenças crônicas, coloca em evidência a extensão em que a redução dos encargos de adversidade significativa sobre as famílias com crianças pequenas deve ser uma parte crítica do investimento. Dito isso, podemos observar que nem todas as crianças expostas a situações estressantes experimentam consequências danosas.

Leia mais

Back to top