Notícias do Cérebro

Notícias do Cérebro

Noticias do Cérebro - Edição 30 - 31 de março 2014

Alô COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA,

Site novo e Congresso APRENDER CRIANÇA 2014 lançados!

A propósito, gostou do artigo da Sharon Delgado sobre a utilização do movimento para facilitar o aprendizado das correspondências fonema-grafema? E do vídeo Changing Brains sobre o desenvolvimento da linguagem? Esses materiais que traduzimos e/ou legendamos especialmente para você, cidadão da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA, são todos de domínio público e sempre trazem conhecimentos novos e recomendações bastante úteis para o dia a dia em casa e na escola. Disseminar esses conhecimentos que promovem o desenvolvimento, comportamento e aprendizado da criança, é nossa maior missão e temos muito prazer em realizá-la.

Leia mais

Funções Executivas: Habilidades para a Vida e Aprendizado

Vídeo sensacional da Escola de Educação da Harvard sobre a importância das FUNÇÕES EXECUTIVAS (FE) no desenvolvimento infantil.

Leia mais

O Modelo de Ensino Dirigido ao Cérebro

 

Dra. Mariale Hardiman
Doutora em Educação, Johns Hopkins University, Baltimore, Maryland (EUA)

 

Durante a última década, as ciências  neurológicas e cognitivas têm ampliado o horizonte  do conhecimento sobre como o cérebro processa,  armazena e recupera informações. Os educadores têm cada vez mais reconhecido seu papel como  consumidores desse conhecimento emergente; traduzir a pesquisa sobre o cérebro em ensino na realidade da sala de aula torna-se com frequência um desafio para o típico profissional da educação.

Leia mais

O que é Neurociências da Educação?

A necessidade de mudança de paradigmas

A despeito do expressivo avanço científico e tecnológico ocorrido nas últimas décadas, a educação escolar encontra-se ainda embasada em dois paradigmas que datam do início do século XX: a escola como uma fábrica e o cérebro da criança como uma tabula rasa (1, 2). O primeiro modelo, inspirado na Revolução Industrial, surgiu da necessidade de educação em massa e com eficiência. O segundo, fortemente influenciado pelas ideias de John Locke (“A filosofia da mente”) e pelo behaviorismo de Thorndike, postulava que a criança nascia sem ideias inatas e que o conhecimento era adquirido tão somente pela experiência derivada da percepção sensorial, recompensas, punições e repetição.

Leia mais

Rompendo com a Tradição na Pré-Escola: Utilizando o Movimento para Facilitar a Recordação Precisa e Automática das Correspondências Fonema/Grafema pelos Alunos

 

Sharon Delgado, Mestre em Educação
Especialista em Leitura
Jacksonville Elementary School, Baltimore County, Maryland

Em seu influente artigo em que descrevia o “Efeito Matthew”, Stanovich (1986) explicou que as crianças que não conseguem compreender e aplicar as características fonológicas da linguagem já começam mal em leitura e, a menos que haja uma rápida intervenção, elas raramente superam isso. Primeiros passos firmes são importantes. As habilidades de reconhecimento de letras ensinadas no período pré-escolar são importantes pré-requisitos para o trabalho de identificação de palavras que se faz na primeira série e adiante.

Leia mais

O Plantão do Maurão informa

Não havia hóspede que não reparasse naquele homem negro, alto e forte. Ao vê-lo com a guia pra lá e pra cá no coquetel oferecido pelo Hotel Brasil de São Lourenço/MG, fui correndo prestar-lhe ajuda. Afinal, sou pós-graduado em Educação Inclusiva e preciso fazer alguma coisa com isso. Kkkkkkk. Pobre Maurão. Pobre ilusão.

Leia mais

Noticias do Cérebro - Edição 31 - 16 de abril de 2014

Olá cidadão da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA!

Nem vou perguntar, tenho certeza que vocês curtiram bastante o nosso último NOTÍCIAS DO CÉREBRO. Compartilharam o vídeo sobre a importância das funções executivas na criança? E o artigo da Dra. Mariale Hardiman da Universidade Johns Hopkins sobre “O Modelo de Ensino Dirigido ao Cérebro”? Seria bem legal que interagisse conosco com opinião sobre os temas que aqui veiculamos e submetessem artigos para publicação. Isso seria muito bem vindo!

Presentes nessa edição:

1.     Continuação dos vídeos da série CHANGING BRAINS sobre o desenvolvimento da leitura, legendado especialmente para nossa COMUNIDADE.

2.     Artigo imperdível da amiga Juddy Willis que esteve conosco no APRENDER CRIANÇA 2012, lembram? O tema é: “Ensinando aos alunos um "Manual do Proprietário do Cérebro". Esse artigo da série Novos Horizontes para a Aprendizagem foi traduzido para você com autorização da Universidade Johns Hopkins. A Dra. Judy Willis é neurologista, Mestre em Educação e Professora do Ensino Médio, Santa Barbara, Califórnia

3.     Artigo bastante interessante do Professor José Aparecido da Silva, estudioso da inteligência, com o título: “Doenças Infecciosas e Distribuição do QI”;

Conheça melhor os palestrantes do APRENDER CRIANÇA 2014, bem como a programação científica desse que já é o maior evento de NEUROCIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO da América Latina! www.aprendercrianca.com.br/congresso

Faça sua inscrição!

Abreijos! Vemo-nos no Aprender Criança 2014!

 

Dr. Marco Antônio Arruda
Diretor do Instituto Glia

Ensinando aos alunos um "Manual do Proprietário do Cérebro"

Embora a pesquisa sobre o cérebro não forneça todas as respostas para nossos problemas educacionais, quando ela é bem fundamentada e correlacionada com estratégias e intervenções consistentes com interpretações de conhecedores do assunto da pesquisa, um entendimento básico de neurociências pode dar aos educadores o embasamento para tomar decisões esclarecidas sobre produtos/currículo que alegam ser focados no cérebro.

Leia mais

Doenças Infecciosas e Distribuição do QI

Desde a primeira publicação de dados quantitativos sobre escores do QI no mundo, estudos tentam explicar a distribuição global da variação na inteligência. Alguns hipotetizaram que QI é altamente maleável, podendo aumentar, ontogeneticamente, quando as recompensas para a inteligência mais alta aumentam, e com exposição à educação e outros ambientes cognitivamente mais demandantes, como o trabalho não-agrícola.

Leia mais

Noticias do Cérebro - Edição 32 - abril 2014

Caros cidadãos da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA!

Preparamos um NOTÍCIAS DO CÉREBRO realmente especial para você! Temos certeza que lhe será útil no dia a dia, seja como profissional das áreas de Saúde e Educação, seja como pai, mãe ou outra posição educadora. Traduzimos e disponibilizamos aqui para a nossa COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA um trabalho maravilhoso do National Center for Learning Disabilities, o e-book: O ABC DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS. Disponibilizamos também o original em Inglês para aqueles que desejarem. Como já esclarecemos anteriormente, esses materiais são de domínio público e obtivemos autorização para sua tradução e distribuição gratuita.

Leia mais

O ABC das Funções Executivas

Temos certeza que lhe será útil no dia a dia, seja como profissional das áreas de Saúde e Educação, seja como pai, mãe ou outra posição educadora. Traduzimos e disponibilizamos aqui para a nossa COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA um trabalho maravilhoso do National Center for Learning Disabilities, o e-book: O ABC DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS.

Leia mais

Reflexões acerca da educação: suas rupturas, contradições e a formação na Era do Conhecimento

Este trabalho tem por objetivo abordar as rupturas da modernidade diante das evoluções ideológicas e comportamentais, sua influência na evolução do panorama educacional e, como consequência, na formação do indivíduo atualmente. Com base na literatura objetivou-se estabelecer uma contextualização sobre as rupturas da educação e suas consequências, sendo as transformações socioculturais e econômicas condutoras dessa revisão nos objetivos da educação durante o seu processo histórico.

Leia mais

Editorial

COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA,

Entregamos para você mais uma edição do nosso NOTÍCIAS DO CÉREBRO, sempre com artigos e vídeos especiais sobre Neurociências e Educação!

Nessa edição você encontra:

Leia mais

A Copa e a Cartilha!

Pois é.
Está chegando a Copa do Mundo.
Muita gente é contra a realização desse evento no Brasil. Alegam que deveríamos dar prioridade à saúde e à educação, principalmente.
Concordo em gênero, número e grau.
Deveríamos dar prioridade à saúde e à educação.
Mas eu pergunto: será que, se não tivéssemos a Copa, teríamos essas prioridades atendidas?

Leia mais

O misterioso funcionamento do cérebro adolescente

a Profa. Sarah Jayne Blakemore do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade de Londres apresentou no TED talks de Edinburgo (Escócia) em 2012 e agora encontra-se disponibilizada com legendas em Português.

Clique em Leia mais para exibir o vídeo

Leia mais

Entendendo o Cérebro: rumo à nova Ciência do Aprendizado

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Para nossas gerações passadas, este livro não valeria a pena ser escrito – e não valerá a pena lembrá-lo em gerações posterior. No entanto, hoje é oportuno e relevante lê-lo.

As pessoas que vivem hoje têm a sorte de testemunhar um crescente desenvolvimento da Ciência do Cérebro e do conhecimento do aprendizado humano. Este trabalho é uma espécie de “relatório de progresso” de um assunto de rápido desenvolvimento, ou melhor de vários assuntos.

Leia mais

Editorial

Alô COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA,

Mais uma edição do nosso boletim NOTÍCIAS DO CÉREBRO sempre especial para você.

A pouco menos de dois meses do congresso temos a grata satisfação de já contar com perto de 900 pré-inscritos! Um verdadeiro recorde histórico de todas as edições. Devemos isso aos renomados palestrantes nacionais e internacionais, ao esmero da organização e, sobretudo, ao crescente interesse de educadores e profissionais da Saúde na Neurociência da Educação, interface que orgulhosamente inauguramos no Brasil em 2006 com a criação da Comunidade Aprender Criança. Agradecemos esse sucesso a todos vocês.

Leia mais

Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores

Baixar gratuitamente o livro eletrônico de domínio público: “Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores”. Publicado pela Memnon Edições Científicas com patrocínio do PROESP-CAPES e apoio do Machenzie e Prefeitura de Barueri. Autores: Khoury, LP; Teixeira, MCTV; Carreiro, LRR; Schwartzman, JS; Ribeiro, AF & Cantieri, CN.

Leia mais

A arte cientificamente fundamentada de Ensinar

Texto baseado na tese de PhD de Tracey N. Tokuhama-Espinosa “The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of Neuroeducation (Mind, Brain, and Education Science)” (2008).

As novas tecnologias permitem vislumbrarmos o cérebro humano em funcionamento e compreender melhor como aprendemos. Embora a qualidade de informação disponível seja muito heterogênea, a importância dos resultados válidos sobre o cérebro e a aprendizagem é imensa e aponta para uma mudança de paradigma nas práticas de ensino.

Leia mais

Evidências de que Educação afeta o QI

A despeito de quais sejam as variáveis que afetam a Educação, bem como, de que forma esta se relaciona com a inteligência, ninguém pode arguir contra a Educação. Mais Educação sempre é melhor. Quanto mais uma pessoa conhece, quanto melhor ela se torna. Parte importante da boa Educação é a análise crítica de ideias.

Leia mais

DESVENDANDO A DISGRAFIA

Muitos estudantes lutam por conseguir produzir uma obra escrita nítida e expressiva, apresentando ou não dificuldades físicas e/ou cognitivas. Eles podem aprender muito menos de uma tarefa porque eles devem focar em escrever o mecânico em vez de conteúdo. Depois de passar mais tempo em uma tarefa do que seus colegas, estes estudantes compreendem menos o material.

Leia mais

A ESCOLA IDEAL: UM CONCEITO EM CONSTANTE DESENVOLVIMENTO

A inclusão só será completa no dia em que deixar de existir.

Essa frase resume o propósito deste trabalho.

Quando, em 2.008, no ”Congresso Aprender Criança” começamos a falar em inclusão, não tínhamos ideia do que isso representaria para a nossa Comunidade depois de seis anos.

Leia mais

Back to top