Notícias do Cérebro

Edição 31 - 15 de abril 2014

Noticias do Cérebro - Edição 31 - 16 de abril de 2014

Olá cidadão da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA!

Nem vou perguntar, tenho certeza que vocês curtiram bastante o nosso último NOTÍCIAS DO CÉREBRO. Compartilharam o vídeo sobre a importância das funções executivas na criança? E o artigo da Dra. Mariale Hardiman da Universidade Johns Hopkins sobre “O Modelo de Ensino Dirigido ao Cérebro”? Seria bem legal que interagisse conosco com opinião sobre os temas que aqui veiculamos e submetessem artigos para publicação. Isso seria muito bem vindo!

Presentes nessa edição:

1.     Continuação dos vídeos da série CHANGING BRAINS sobre o desenvolvimento da leitura, legendado especialmente para nossa COMUNIDADE.

2.     Artigo imperdível da amiga Juddy Willis que esteve conosco no APRENDER CRIANÇA 2012, lembram? O tema é: “Ensinando aos alunos um "Manual do Proprietário do Cérebro". Esse artigo da série Novos Horizontes para a Aprendizagem foi traduzido para você com autorização da Universidade Johns Hopkins. A Dra. Judy Willis é neurologista, Mestre em Educação e Professora do Ensino Médio, Santa Barbara, Califórnia

3.     Artigo bastante interessante do Professor José Aparecido da Silva, estudioso da inteligência, com o título: “Doenças Infecciosas e Distribuição do QI”;

Conheça melhor os palestrantes do APRENDER CRIANÇA 2014, bem como a programação científica desse que já é o maior evento de NEUROCIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO da América Latina! www.aprendercrianca.com.br/congresso

Faça sua inscrição!

Abreijos! Vemo-nos no Aprender Criança 2014!

 

Dr. Marco Antônio Arruda
Diretor do Instituto Glia

Ensinando aos alunos um "Manual do Proprietário do Cérebro"

Embora a pesquisa sobre o cérebro não forneça todas as respostas para nossos problemas educacionais, quando ela é bem fundamentada e correlacionada com estratégias e intervenções consistentes com interpretações de conhecedores do assunto da pesquisa, um entendimento básico de neurociências pode dar aos educadores o embasamento para tomar decisões esclarecidas sobre produtos/currículo que alegam ser focados no cérebro.

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Doenças Infecciosas e Distribuição do QI

Desde a primeira publicação de dados quantitativos sobre escores do QI no mundo, estudos tentam explicar a distribuição global da variação na inteligência. Alguns hipotetizaram que QI é altamente maleável, podendo aumentar, ontogeneticamente, quando as recompensas para a inteligência mais alta aumentam, e com exposição à educação e outros ambientes cognitivamente mais demandantes, como o trabalho não-agrícola.

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