Noticias do Cérebro - Edição 30 - 31 de março 2014

Alô COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA,

Site novo e Congresso APRENDER CRIANÇA 2014 lançados!

A propósito, gostou do artigo da Sharon Delgado sobre a utilização do movimento para facilitar o aprendizado das correspondências fonema-grafema? E do vídeo Changing Brains sobre o desenvolvimento da linguagem? Esses materiais que traduzimos e/ou legendamos especialmente para você, cidadão da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA, são todos de domínio público e sempre trazem conhecimentos novos e recomendações bastante úteis para o dia a dia em casa e na escola. Disseminar esses conhecimentos que promovem o desenvolvimento, comportamento e aprendizado da criança, é nossa maior missão e temos muito prazer em realizá-la.

Presentes nessa edição:

  • Vídeo sensacional da Escola de Educação da Harvard sobre a importância das FUNÇÕES EXECUTIVAS (FE) no desenvolvimento infantil. Hoje sabemos que FE já na pré-escola são capazes de predizer o desempenho escolar e habilidades em leitura e matemática ao longo de todo o Ensino Fundamental e Médio, são preditores mais importantes que o QI e apresentam alta correlação com desfechos futuros como sucesso acadêmico e profissional, estado geral de saúde, prosperidade e ajuste conjugal. A boa notícia é que essa funções podem ser adequadamente treinadas no cérebro em desenvolvimento! Por essas e outras razões o APRENDER CRIANÇA 2014 vai focar em FE, tendo como um dos pontos altos as apresentações dos Professores Sam Goldstein, Alessandra G. Seabra e Natália Martins Dias (PIAFEX - programade intervenção em autorregulação em funções executivas na escola). CLIQUE AQUI
  •  
  • Artigo sensacional da Dra. Mariale Hardiman da Universidade Johns Hopkins (EUA): “O Modelo de Ensino Dirigido ao Cérebro”.
  •  
  • A crônica “Compartilhando emoções” do amigo e Dr. Mauro de Almeida que anuncia que será vovô! Mas tão novo e já vovô?! Se prepare para a surpresa...
  •  
  • Resenha e link do excelente livro virtual (gratuito) editado pela da Academia Brasileira de Ciências e coordenado pelo acadêmico Prof. Aloísio Pessoa de Araújo: “Aprendizagem Infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva”. Este documento de 2011 contou com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar que envolveu médicos, economistas e outros profissionais O livro defende que alunos que tiveram mais estímulos cognitivos até os quatro anos de idade chegam à escola em melhores condições e que, portanto, os investimentos em educação durante os primeiros anos de vida da criança geram maiores benefícios. Acesse: CLIQUE AQUI
  •  
  • Conheça melhor os palestrantes do APRENDER CRIANÇA 2014, bem como a programação científica desse que já é o maior evento de NEUROCIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO da América Latina! www.aprendercrianca.com.br/congresso

 

Não falei que esse reencontro seria intenso, pois então se prepare, muito mais informação e novidades esperam por você!

Abreijos! Vemo-nos no Aprender Criança 2014!

 

Dr. Marco Antônio Arruda
Diretor do Instituto Glia

Para receber o Notícias do Cérebro gratuitamente basta se inscrever

Back to top